HISTÓRICO

A KALKULO Projetos Estruturais Ltda. foi fundada no dia 15 de março de 1975 por dois engenheiros e três quintanistas estagiários de um escritório de engenharia.

Seu primeiro grande projeto veio com sua contratação pela Sociedade Construtora Cidadela Ltda, umas das maiores incorporadoras de Curitiba, para elaboração do projeto do Edifício Promenade, situado na Rua Duque de Caxias, originando uma parceria que ainda renderia muito outros projetos.
A KALKULO já trabalhou com as maiores incorporadoras e construtoras de Curitiba, como: Cidadela, Andrade Ribeiro, Harbor, Rafes, Hauer, San Remo, Gustavo Berman, Tha, Zoller. Além de grande atuação em Santa Catarina através de: R B Planejamento de Obras, Procave Assesoria Imobiliária Ltda e Procave/FG.

Também, desde 1977, a KALKULO mantém uma pareceria com a Companhia de Saneamento do Paraná-SANEPAR, para quem desenvolveu inúmeros projetos estruturais de reservatórios, ETA, ETE, etc.
Em 2003 foi a primeira empresa de projetos estruturais em concreto e estrutura de aço do Paraná a receber o ISO9001 – 2000 e, até pouco tempo era a única a possuí-lo.
A KALKULO elaborou, em toda sua história, aproximadamente 3300 projetos em diversas regiões do Brasil e, muitas vezes, fora do país. Alguns de seus projetos são de grande visibilidade, como:

* Mesquita de Foz do Iguaçu, um verdadeiro desafio arquitetônico que exigiu grande competência de sua equipe. Sua cúpula de 22,7m de diâmetro e apenas 6,0cm de espessura foi moldada à mão com o auxilio de baldes.

* Cúpula do Templo da Assembléia de Deus de Cuiabá – MT com seus impressionantes 100m de diâmetro, em estrutura metálica.

* Armazém Graneleiro de Paranaguá – PR com capacidade para 120000 toneladas, que também é utilizado como ponto de referência para aviões que por ali sobrevoam.

* Ginásio de Esportes de Marechal Cândido Rondon – PR e seus 60m de vão em cobertura de vigas treliçadas.

Além destes a KALKULO ainda elaborou 95% de todo complexo do Unicenp – Centro Universitário Positivo, assim como o projeto do novo Hospital da Cruz Vermelha, que já está em processo de criação, e todas as obras do SESC Paraná nos últimos 20 anos têm a qualidade da KALKULO.

Em 2005, no mesmo ano que completou 30 anos, recebeu o V Prêmio EC de Fornecedores da Construção de Curitiba 2005, oferecido pela Revista Engenharia e Construção – EC, e conta com a participação do IEP (Instituto de Engenharia do Paraná) e o apoio das principais associações de engenharia do Paraná e do Brasil.